top of page

Model Interview: Maria Clara

Boa Tarde Leitores,

Estivemos a conversa com a jovem promessa nacional Maria Clara.

João - Olá Maria!Já conhecia o blog?

Maria Clara- Sim, já conhecia e sigo o blog da Black Fashion através do seu website e instagram. Acho o seu trabalho incentivador nomeadamente a nível nacional, porque considero-os uma plataforma muito boa de divulgação dos nossos designers, organizações de moda (Moda Lisboa e Portugal Fashion) e do melhor que se faz cá.

João-Qual o maior sonho enquanto modelo?

MC- Espero ter a oportunidade de visitar lugares incríveis trabalhando e aprendendo com os melhores fotógrafos, designers, stylists, cabeleireiros e maquilhadores da indústria. Trabalho sempre com o intuito de construir uma carreira sólida, em que dou 110% de mim em cada trabalho que faço, e de preferência que dure o máximo de tempo possível pois é sem dúvida aquilo que gosto de fazer!

João-Sabemos que começou a pouco, mas qual , para já, foi o momento mais alta da sua carreira?Porque?

MC- Acho que a primeira experiência de ter a oportunidade de pisar uma passerelle internacional é sempre especial e fica na memória. Aconteceu em Londres e foi para o desfile de caridade da Naomi Campbell "Fashion For Relief". Foi um dos momentos mais marcantes a nível pessoal e as modelos tiveram toda a liberdade para se divertirem e mostrarem a sua personalidade durante o desfile. Acima de tudo a intenção era ser algo divertido para angariar fundos para esse evento de caridade...

João-Porque decidiu ser modelo?

MC- Era algo com que sempre sonhei desde criança e me via a fazer com gosto e toda a dedicação. Na altura de escolher o meu curso após concluir o 12o ano, não houve nenhum específico que me chamasse a atenção, dado que eu pretendia algo criativo e que me desafiasse dia após dia. Encontrei essas características na moda e, a partir do momento que as oportunidades começaram a surgir no estrangeiro, decidi agarrá-las e ver até onde me levam.

João--Qual a sua maior inspiração a nível de TopModels e designers, nacionais e internacionais?Porque?

MC- De entre as várias TopModels que sigo atentamente o seu trabalho estão a Karlie Kloss, Coco Rocha, Gisele Bundchen, Naomi Campbell, Kate Moss, Miranda Kerr e Claudia Schiffer. Tanto a Audrey Hepburn como a Brigitte Bardot são uma fonte de inspiração diária para mim, pois marcaram uma época na indústria da moda destacando-se pelo seu talento, versatilidade e beleza.

Tenho uma grande admiração pelos designers de moda portugueses que fazem muito com tão pouco e lutam diariamente para garantir a melhor qualidade e inovação nas suas criações.

A minha lista não tem fim... Felizmente tenho tido a oportunidade de trabalhar com grandes designers e adoraria trabalhar com muitos mais no futuro. Por esse motivo prefiro não mencionar nenhum nome em especial porque cada um é singular, com os seus próprios conceitos do que faz uma mulher sentir-se bela e elegante. Variedade não falta quer em termos nacionais quer internacionais, e aqueles com quem trabalho habitualmente e acompanham de perto a minha carreira, sabem quem são.

João-Como começou a sua carreira?

MC- Comecei a dar os meus primeiros passos na moda numa vertente mais comercial quando era pequena. Fiz durante várias temporadas os anúncios do "Ecoponto" e catálogos de moda de criança para marcas distintas. Mais tarde e, após ter completado 16 anos, participei na primeira edição do concurso da L'agence Lisboa "Go Top Model" e acabei por ganhar! Não estava nada à espera e desde então comecei a pensar em arriscar numa carreira internacional. Houve agências lá fora que se mostraram interessadas em trabalhar comigo e aos poucos fui construindo o meu portfólio e ganhando experiência para um dia atingir essa projecção internacional que tanto desejava e trabalhei arduamente para que tal acontecesse.

João-Quando a sua carreira terminar o que gostaria de fazer?Estaria ligada a moda?

MC- Sinceramente tenho um gosto muito grande por esta indústria e, se as coisas se proporcionarem dessa forma, adoraria continuar a trabalhar em moda e pôr a minha criatividade a funcionar quer seja na criação das colecções ou até mesmo nos bastidores. Mas prefiro estar agora focada na minha carreira. Em trabalhar, em aprender, em evoluir. O que irei fazer a seguir, apenas o tempo dirá.

João-O que gosta mais de fazer?Fotografar ou Desfilar?Porque?

MC- Essa é uma das questões que me é mais difícil de responder... Por um lado, tenho um grande amor à passerelle e a todo o processo de "fittings" e bastidores que antecedem a hora do desfile. A adrenalina que sinto ao entrar é inexplicável! Por outro lado, é nos editoriais que encaro personagens criadas de acordo com o "mood" pretendido e posso pôr o meu cunho pessoal nas fotos quer seja a nível de poses ou de expressões faciais.

João- Quais os cuidados para a sua beleza?

MC- Ter um estilo de vida saudável e ativo é imprescindível para um corpo e mente sãos. Beber água durante e entre as refeições, não excluir categorias de alimentos da minha alimentação, pois todos são importantes e contribuem com diferentes tipos de vitaminas e minerais para o bom funcionamento do nosso organismo. Pessoalmente gosto de variar bastante e experimentar combinações invulgares quer seja a acompanhar carne, peixe ou opções vegetarianas como a soja, seitan e tofu. O truque está no equilíbrio e na proporção. Em termos de produtos de beleza, prefiro investir em poucos mas bons e confio nas gamas da Bioderma e da L'Oréal Professionnel para cuidar da pele e do cabelo, respectivamente.

João-Como se vê daqui a 10 anos?

MC- Não faz parte da minha personalidade fazer planos e raramente penso neles. Gosto de viver o presente e ansiar pelo que o futuro me reserva. Assim sinto que sou mais feliz e sinto-me realizada a cada trabalho novo que conquisto. Claro que tenho certos objectivos que gostaria de cumprir e acho importante lutar por aquilo que acreditamos e pretendemos conquistar, mas tudo a seu tempo.

João- Obrigado Maria!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page