top of page

Moda Lisboa SS17 | Sangue Novo

Conheça as propostas dos Jovens Talentos e Criadores nacionais para Primavera | Verão 17.

*SOFIYA MALICHENKO

A inspiração é estimulada pelas superfícies e texturas com que nos deparamos no dia a dia, que possuem um poder atrativo para os sentidos humanos e transmitem diferentes sensações. Nesta coleção são utilizadas técnicas de manipulação têxtil como bordado, aplicações 3D, tucking, smocking e ruffles.

As cores, materiais, texturas e acabamentos interligam-se, resultando em roupas urbanas, versáteis e elaboradas. Para além da beleza a nível tátil e visual, estas peças têm o intuito de serem eficientes, de modo a proporcionar uma experiência de utilização e manutenção duradoura do vestuário.

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*Carolina Machado

“Olhamos para o corpo humano como uma importante fonte de inspiração do movimento e da condição física, até à forma como o corpo sente, deseja e se conecta.”

A obra de Jason Martin oscila entre a pintura e a escultura. Nas suas obras monocromáticas sobrepõem-se camadas de óleo e acrílico em superfícies duras não convencionais, explorando a abstração e figuração e a relação entre o movimento da pintura como ação mecânica e o estático. É neste sentido experimentalista que surge "Pure".

Esta ideologia é transportada para a coleção através de um jogo de comprimentos, movimentos e fluidez, assim como pela aplicação de fitas compridas ao longo das peças, transpondo o resultado texturado das obras do autor. Ainda mantendo o registo pessoal: a suavidade e feminilidade de cada peça é contrabalançada pelos acabamentos a fio.

A paleta de cores presente na coleção é composta por tons leves, nudes mas também cinzento e preto, criando uma perfeita harmonia no corpo.

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*M HKA

Russia. 1991. Colapso. USSR. Mudança. Turbulência. Crise financeira. Política. Informação. Poder. Liberdade. Nova geração. Juventude. Risco. Ptyuch. Rave. Sexo. Droga. Excesso. Perigo. Diversão. Cultura. Liberdade de expressão. Visão. Oportunidade. Criatividade. Kiosks. Música. Pop. Moda. Revolução digital.

Svoboda, sonoridade Russa para liberdade - свобода faz-nos recuar a um passado próximo, uma década de mudança e turbulência. Uma nova Rússia, de cultura jovem e oportunidades, de diversão e excessos.

Liberdade é o conceito-chave de uma geração onde o inacessível deixou de ser um limite. É este o ponto de partida para a coleção, absorvida nas fortes influências culturais, com especial ênfase nas excêntricas Russian Raves. O excesso contrapõe-se com o subtil pelas mãos de Gone Monteiro, num print de inspiração Khokhloma, de linhas delicadas harmoniosamente trabalhadas com cores fortes e um toque urbano.

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*HERMIONE FLYNN

O evening wear é um género de roupa que incomoda a designer conceptual, Hermione Flynn. A falta de funcionalidade, conforto, e, na sua opinião, a estética, criou uma tradição que dá prioridade ao espetador da peça de vestuário em vez do utente. É este paradigma que Flynn aborda na sua nova coleção: "C(ocktail dress) + B(all gowns for Men)". Baseada no workwear masculino, a designer trabalha detalhes como bolsos, fechos, e a transformação de calças em saias ou vestidos.

Estes detalhes podem ser percebidos como pequenas adaptações, mas têm um profundo significado social quando associados à controvérsia (na cultura ocidental) dos homens que vestem saias ou vestidos. FLYNN desenhou C+B para desafiar esse estigma, resultando em peças que ao longe parecem calças, mas que são, na realidade, saias ou vestidos.

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*João Oliveira-VENCEDOR DO PRÉMIO FASHIONCLASH

“Effeuiller” surge da necessidade de cruzar as barreiras da estética do streetwear com a praticabilidade do sportswear.

Enquanto o streetwear se associa à utilização de peças oversized, com o intuito de proporcionar conforto e uma aparência descontraída, no sportswear a agilidade e leveza são aplicadas nos equipamentos de futebol. Em analogia, estas características fazem-nos retornar à infância, onde a funcionalidade do vestuário é indispensável. Com este sentimento de nostalgia, a coleção explora tanto o streetwear como o sportswear dos anos 90. A silhueta explorada invoca a criança interior que procura o conforto de um abraço concedido por peças exteriores exageradamente largas como símbolo de proteção.

Também “Effeuiller la Marguerite” - mote de inspiração para o título da coleção -, retrata o momento nostálgico da rotura de um símbolo de inocência com a ascensão da maturidade e tudo o que advém dela, sendo a metáfora “Bem me quer... mal me quer” o ponto de partida da construção desta coleção. A ação de desflorar uma margarida é retratada na separação e repetição de elementos e detalhes streetwear e sportwear, que se fundem num mesmo núcleo. Desenrolando assim uma história de vaivém entre o presente e o passado, com a eclosão e a colação de sentimentos discordantes.

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*Duarte

“Knock Out” é a representação perfeita da sociedade em que vivemos atualmente.

Numa luta constante para atingir os objetivos pretendidos, o kickbox é como uma dança mortífera em que cada movimento descarrega energia e cria novas expectativas.

As cores e as silhuetas seguem a linha do equipamento e espaço de treino e combate, criando uma versão de luxo desportivo. Os cetins e tecidos fluidos permitem a liberdade de movimentos e os estampados personalizam cada peça, tal como os próprios kickboxers que têm imagens criadas para cada atleta em competição.

Ao longo da coleção realiza-se um combate psicológico para o alcance do desejo de fama e riqueza, entre “scores” e “ko’s”, quem ficará de pé no fim?

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*Inês Silva

“Vazio”, como elemento estruturante da composição e narrativa visual.

A noção de vazio é, na sua essência, uma realidade impossível, uma vez que implicaria a inexistência total de matéria. O vazio que conhecemos provém da falta de preenchimento de um determinado espaço, com limites definidos, ou porventura de um sentimento, ou da falta dele. Na composição de volumes físicos, o vazio é o espaço que envolve as formas e a sua inexistência enquanto forma é vital para a existência de novos volumes.

Esta coleção explora noções subjacentes ao tema principal, como a ausência, a subtração, o recorte de elementos, as transparências, a escala ampliada de volumes ou, em limite, a própria ausência de função.

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*Cátia Moreira

“Path” tem como ponto de partida o livro “If We Shadows” de David Baley. Daí surgem detalhes de acabamentos interiores em tons de cobre, que nos levam para uma obra do autor. Os acabamentos desta coleção têm a referência dos tons do ouro rosé, criados a partir do foil, visíveis nas fitas de viés.

A designer foca-se no seu “EU”, no seu percurso e evolução como pessoa, na sua essência, nos seus medos e receios, na procura de estabilidade.

“Path” percorre esses caminhos até chegar à transformação / equilíbrio / harmonia. A silhueta demonstra toda esta evolução, com a forma de cone a aumentar gradualmente.

A cor branca usada num look total reforça essa tranquilidade. A coleção vive de opostos: a delicadeza do exterior contrasta com a força e vida do interior dos coordenados

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*Daniela Ciolan

Uma junção entre a natureza e a moda transmitida através do corpo feminino. Um discurso simbiótico entre um estilo clássico e o romantismo dos padrões.

O principal foco da coleção é o corpo feminino e os seus detalhes, pelo que cada pormenor das peças é pensado em função de cada parte do corpo e como ele se move. Uma mistura entre silhuetas largas e outras bastante justas.

Exploração de cortes em localizações invulgares, utilização de bolsos na maioria das peças, usando as flores como ponto de destaque dos mesmos.

Cromaticamente a coleção explora o verde água, branco e vários tons de cinza.

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*MICAELA SAPINHO

A coleção “The Other” teve como inspiração inicial a obra "Segundo Sexo" de Simone de Beauvoir, que descreve o papel da mulher ao longo da história como o de "o outro". Escrita há mais de 60 anos, “Segundo Sexo” mantém-se atual. Tendo dado a nascer o feminismo, movimento que sofreu uma recente mudança com o desenvolver dos meios de comunicação e da selfie generation. Com representações não censuradas do corpo feminino, tipografia vibrante e estampados cómicos e provocadores, esta coleção funciona como tributo a esta luta por um futuro mais igual.

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*João Barriga-VENCEDOR PRÉMIO MODALISBOA

Quem sou eu? O que me define enquanto humano? O meu género, o meu corpo, as minhas memórias? De que modo podemos utilizar o vestuário para alterar e moldar a perceção que o mundo tem de nós? Através de uma visão niilista da realidade, surgem uma série de questões cuja única resposta é BLACKOUT: uma expressão de mágoa, revolta, autodestruição e vazio.

Numa era em que as linhas de género gradualmente se desvanecem, BLACKOUT define-se naturalmente enquanto “peoplewear”, apesar das origens no streetwear masculino. As silhuetas oversized escondem quem somos e o que sentimos, e a cor preta é utilizada como um escudo contra o mundo.

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page