top of page

Moda Lisboa SS17

Conheça as propostas dos Criadores nacionais para Primavera | Verão 17.

*Ricardo Preto | Homem

Inspirado na necessidade de se sentir seguro e confortável na sua própria pele, o homem urbano encontra nesta coleção a facilidade de um guarda-roupa adaptável a qualquer situação. Composta por peças funcionais, em tons de azul e verdes, preto e branco, feitas para serem usadas por pessoas que querem sentir-se como elas próprias, em qualquer momento da sua vida.

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*Ricardo Preto | Mulher

“Do you see me?” é a 2ª coleção desenhada por Ricardo Preto para a Rustan’s. O designer inspirou-se na beleza luxuriante das Filipinas e nas linhas puras da Arquitetura moderna, refletida nos brocados em tons de verde e rosa, transformados em silhuetas estruturadas, feitas para enfrentar a selva urbana.

Nesta coleção está presente o compromisso entre a estrutura e o fluir da Vida, refletido em silhuetas “fit and flare”, em tons navy, nude e branco.

Peças que vivem além das estações, inspiradas pela beleza e harmonia das formas, desenhadas para evoluir consigo.

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*Nuno Gama

Sobre este céu azul de Lisboa, revela-se a mística luz branca que ilumina uma paleta de tons neutros urbanos de calcário, amêndoa, moka e azeitona.

Essa luz revela-nos também uma paleta de casario animado de tons queimados, pela patine do tempo e do sol, das telhas cardinal, aos azulejos perfumados de Pinho e suculentos pêssegos amarelo-ouro.

A importância do “toque” das eternas bases clássicas, modernizadas por acabamentos cada vez mais leves, evidentes à primeira vista e à forma como se misturam nobres lãs com sedas e que juntamente com a construção das peças completam a leveza da vestibilidade e a sua adaptabilidade à moderna vida urbana.

Consequência das múltiplas realidades sociais, as formas contrapõem-se, dando origem a silhuetas mais ritmadas, sofisticadas e dinâmicas de jogos de oposição de comprido/curto ou justo/largo e de origens quase perdidas.

Eloquentes e apaixonados, continuamos a embaixada da moderna alfaiataria portuguesa, no regresso absoluto aos códigos da elegância masculina e no consequente revivalismo do vestuário formal, por vezes mesmo com um espírito retro com um toque colegial/militar, animado por multiculturas.

É a partir da utopia do V IMPÉRIO e da premissa de que somos muito mais próximos do que imaginamos, do que na realidade somos, que construímos a realidade “virtual” desta coleção, na inconstante missão de processos criativos de compartilhar esta aventura maravilhosa com o mundo.

Que “Mensagem” é esta que vestiu esta pele, desde a 1ª globalização até à atual aculturação, na tolerância da reconfirmação do poder da experiência conjunta.

Que Português abençoado é este, semeado nesta pouca terra mas tão cheia de luz - porquê? Porque me encantas com o fado e não danças o samba?

“É hora” de voltar a soltar as caravelas que temos dentro de nós e cumprir esse legado.

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*VALENTIM QUARESMA

Esta coleção não é inspirada por um pintor ou um movimento de arte, pela história, política ou um assunto pessoal.

Esta coleção é sobre a liberdade, a liberdade de movimento e pensamento, a ruptura dos conceitos pré concebidos de criação de moda e o processo criativo académico, o desejo da experimentação e a mistura de todas as áreas criativas.

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*Cia Marítima

Foto de Rui Vasco

*CHRISTOPHE SAUVAT

Esta nova coleção verão 2017 é inspirada em 3 distintas cidades: La Palmeraie, Arequipa e Capri, que, com as suas fortes características, permitiram Christophe Sauvat criar uma linha única que preenche qualquer closet de uma mulher.

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*SAYMYNAME

De volta ao estilo streetwear dos anos 90, após a sua experiência na famosa marca Francesa Lady Soul naquela década, a inspiração da coleção verão 17 de Catarina Sequeira não poderia ser mais literal do que isso.

Se as miúdas do bairro se querem divertir, os rapazes são o principal assunto dos tags, mensagens e snap chat. Uma intensa atitude de rua traz o tom da coleção definido por um público de estilo desportivo, com uso dos chapéus de lona e as bolsas fanny pack.

Alguns decotes de vestidos são cortados estilo badanas com apenas uma alça de soutien, outros não. Pequenas aberturas laterais na linha da cintura quebram a sua forma da cintura para baixo. Grandes bolsos de pala geométricos e saias jardineira são destaque na coleção.

Peças simples como o vestido tubular ou o vestido camiseiro apertado apenas no colarinho e as calças cargo surgem em forte contraste com as peças drapeadas.

As grandes mangas raglan da gabardine, os blusões bomber e as blusas baggy com folhos na bainha contrastam com as camisas simétricas com aberturas nas mangas.

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*Dino Alves

Esta coleção conta de forma simples uma história que se vislumbra complexa, no entanto sem grandes devaneios, ímpetos ou distorções. Com nitidez, lealdade e sofrimento porque somos no tempo da secura, do frio e das cinzas. E porque diante de qualquer coisa que respire ou cante, devemos estremecer.

Passa-se no planeta Terra e a protagonista é a Natureza. Fala-nos do futuro próximo, preocupante e assustador pelo qual, nós, seres humanos e gerações vindouras iremos passar, sofrendo assim, as consequências.

Por isso tem como título: WARNING, como um aviso de alerta e perigo, uma chamada de atenção para alguns comportamentos que deveremos alterar. É uma história um pouco romântica, triste mas realista contada através da natureza, personagem principal desta história, representada pelas plantas, árvores e sobretudo pelas flores, seres de uma beleza inigualável e onde aliás encontramos o mais puro design.

Vivem, crescem, e morrem, naturalmente como nós. Nesta história, começam por aparecer na sua forma mais esplendorosa e vão definhando, secando, apodrecendo, até que muitas vezes se extinguem prematuramente, deixando de existir, para mágoa das próximas gerações. Ideia que dê sentido à caminhada, que nos lembre que somos vivos e sensíveis qualquer coisa.

Abro os olhos e sonho!

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*Filipe Faísca

Aqui chegados, o que ficou? O que se segue? Qual o caminho? O que importa: o mundo, eu, o outro? Que valores subsistem? Refugiamo-nos de quem? Que guerra é a nossa? Que crise vivemos? Que moda é esta? Retro? Tudo depende da perspetiva em que se olha.

A máquina do tempo não pára.

Passado. Presente. Futuro.

Chamemos-lhe RETROSPETIVA.

Somos a soma do que vivemos, do que aprendemos. Reinventemos os dias com o que nos define, a nossa essência. Já nos conhecemos? Tudo depende da perspetiva em que se olha.

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*Ricardo Andrez

Transgressivo

Sublime

Identidade

Género

Raça e Desejo

Vestível

Fetish wear Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*KOLOVRAT

A coleção chama-se Medo ou Amor e inspira-se na dualidade da escolha ou oportunidade – mudar ou ficar na mesma.

A estética KOLOVRAT tem tanto de industrial como de romântico.

Consciencializar o homem do seu lado feminino em interação com a sua masculinidade, intensificando um novo nível de sofisticação.

O contraste de texturas brinca com a ideia de força e vulnerabilidade masculinas...

Mosaicos de ideias, tecidos e corte... malhas desfiadas.

T-shirts oversize, malhas desfeitas, remendos de impressões gráficas.

As silhuetas variam entre longas camisolas planas, calças assimétricas, proporções relaxadas...

Preto ou sem cor...

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*NADIR TATI

Nadir Tati é a principal referência quando se fala em moda contemporânea em Angola. A criadora encontra inspiração na história de vida do povo Angolano para a criação de todo um conceito que parte de Angola para o Mundo.

“Caminhos da Alma” é o tema da sua mais recente coleção delicada e refinada que toca em sentimentos e emoções de um povo que luta para um melhor posicionamento na atual situação de Angola.

Caminhos que devem ser seguidos com excelência e com determinação por todos os jovens e adultos que acreditam num futuro melhor. Caminhos da Alma de uma mulher sofisticada, inteligente e determinada. Caminhos e almas de exclusividade e africanidade.

Uma coleção sublime de fatos, gravatas e camisas com cortes modernos e que realçam o corpo masculino misturados ao toque clássico que representam o homem Africano e uma linha vasta de vestidos de noite trabalhados ao detalhe.

"O meu trabalho é o de "transportar" para o mundo toda uma história africana que passa por um processo de identidade e afirmação de um continente que acompanha cada vez mais o mundo num processo de globalização."

Mais de trinta coordenados serão apresentados neste grande desfile em Lisboa.

Drapeados, bordados, transparências, rendas e tecidos africanos irão dar corpo a esta obra criativa desta que é a grande Mestre e Diva da moda de Angola.

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco

*Luís Carvalho

Com inspiração no estilo de Debbie Harry dos Blondie surge “Heart of Glass”, uma coleção com referências nos estilos pop/rock dos anos 70.

A silhueta varia entre o crop/longo e o skinny/XL, em materiais que contrastam entre o fluido e o estruturado onde são exploradas diferentes texturas.

Detalhes como as riscas e as aplicações metálicas surgem em evidência ou em pequenos pormenores.

A paleta de cores tem como referência as obras da artista plástica dos anos 70, Gretchen Albrecht, que resulta numa explosão de cores vivas que variam entre o coral, verde, vermelho e o azul.

Retirado de Moda Lisboa

Foto de Rui Vasco


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page