top of page

Entrevista a Susana Bettencourt

Boa Tarde,

Mais uma entrevista, desta vez com a Designer Portuguesa Susana Bettencourt.

João - Já conhecia o nosso blog?

Susana Bettencourt- Apenas fiquei a conhecer quando apareceu o artigo sobre a minha colecção. Desculpem.

J- Não faz mal Susana ! Desde quando soube que queria ser designer de moda?

SB- Designer de moda apenas no 10º é que tive essa conclusão mas malhas, tricotados, crochet faço desde os 5 anos. Logo, desde pequena que faço as minhas próprias malhas, prendas de natal em crochet, inventei pelas "sem costuras" e já estava inerente em mim que esse seria o caminho para a minha satisfação profissional.

J- Acha que Portugal é um país pequeno para esta área?

SB- Portugal é um país pequeno sim, mas digo isto no melhor dos sentidos: Os fornecedores estão perto e são das empresas mais competentes do mundo tecnicamente, podemos controlar e inventar peças colaborando com eles e não só enviando desenhos para eles serem os génios da operação; somos pequenos o suficiente para nos ajudarmos mutuamente e termos apoios de internacionalização e de entidades mais experientes que nos ajudam no caminho. A meu ver, somos pequenos o suficientes para podermos pensar grande. Ser pequeno nem sempre é uma desvantagem.

J- O que acha interessante na criação de novas peças de vestuário?

SB- A minha paixão são as técnicas, são os desafios novos da tecnologia, as novas máquinas, a nova programação e os materiais fenomenais que aparecem todos os dias. Sendo designer de malhas, a minha paixão são as texturas, as qualidades dos materiais e os impacto visual que isso cria. No entanto a forma, quando desenho para a minha marca, as formas seguem a função e as componentes e qualidades do material.

J- Como define o seu estilo enquanto designer?

SB- Penso que o meu estilo pode ser caracterizado de Étnico, ingénuo e brincalhão. A vida tem de ser divertida e quero conseguir passar a minha alegria e "ética" de viver através do meu trabalho.

J- Para além das apresentações no Portugal Fashion, como promove e vende as suas criações?

SB- Apresentamos a Colecção da semana da moda de Londres no British Fashion Council e no passado já fizemos desfiles em vários países como Holanda (Amesterdam Fashion Week), Canadá (Vancouver Fashion Week), Malásia, Polónia e Vienna Fashion Week.

J- O que não gosta de ver em design?

SB- Gosto de conceitos novas, novas formas de pensar e ver o mundo, gosto de mensagens fortes provenientes de reflexões e e ideias revolucionárias. Desenhamos roupa, mas para mim acima de tudo, passamos uma mensagem e essa mensagem pode ou não ajudar no progresso da sociedade.

J-Que profissionais do seu setor profissional, a Susana admira mais?

SB- Em Portugal Admiro muito o trabalho do Luis Buchinho, uma vez maiS devido à minha paixão pelas malhas e materiais, Internacionalmente admiro imenso como imagem e mensagem: Anya Hindmarch, Sacai, Vetements, Prabal Gurung, Faustine Steinmetz, Phillip Lim, Mary Katrantzou , Peter Piloto e dos mais antigos a Kenzo, Marni e Margiela. Mas estou constantemente a descobrir designers como Nellie Partow e Carlo Volpi.

J-Se não fosse designer, continuaria ligada á industria da Moda? Se sim em que profissão? Se não em que profissão?

SB-Sim, eu tive o prazer e sorte de descobrir o que realmente me dá gosto de trabalhar e não deixaria por nada. Posso fazer trabalho de investigação no textil, posso ser fornecedora e criar uma pequena fábrica, ser professora, muita coisa que me dá gosto fazer e vou fazendo em paralelo.

J- Como se imagina daqui a 10 anos?

SB- Daqui 10 anos espero já ter conseguido segmentar a minha marca e as minhas áreas de negócio, conseguir criar oportunidades das minhas dificuldades e quem sabe já poder ter feito um bom trilho de investigação na industria da malha. Para além espero e luto para que em 10 anos já consiga ter uma equipa forte e uma empresa bem estruturada em que todas as pessoas da equipa consigam te gosto e qualidade de vida. Como um objectivo mais concreto espero já ter mais de 100 pontos de venda multimarcas ou próprios, uma loja online muito bem sucedida e com muito tráfico e também ter desfile da minha marca na semana da moda oficial de Londres.

Muito Obrigado Susana por ter dado esta pequena entrevista para o nosso blog!

Novidades em breve!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page